2018-05-16 - Restituição

18. 05. 16
Acessos: 1313

Restituir significa: devolver ao legítimo dono. Jesus nos restituiu ao Pai através da Sua morte, e também nos restituiu tudo o que nos foi roubado por satanás. -Através de Jesus podemos obter tudo que nos foi roubado ao longo do tempo das nossas vidas.
JL 2:18-1-, 25-26 – Naquela época estava acontecendo uma grande devastação em toda a terra de Judá. Os insetos estavam castigando a terra e o povo. A praga estava destruindo a vegetação, pastagens, em algumas horas o que era uma terra bonita e verdejante, havia se tornado um lugar feio e destruído.
Há registros na história do ataque destas pragas, os insetos depois de acabarem com a lavoura, entravam nas casas a procura de mais alimento. Alimento, roupas, tudo era destruído.
JO 10: 10 – O inimigo veio para matar, roubar e destruir, mas Jesus veio para nos dar vida, restituir tudo o que nos foi roubado, Ele veio para destruir todas as obras do diabo (1JO 3:8).
-Vamos ver o que simboliza a lavoura, casa, alimento e roupas:
1. LAVOURA: Trabalho, negócios e finanças (JZ 6: 3-6).
2. CASAS: Família, casamento, bens materiais (Jó é um exemplo).
3. ALIMENTO: Palavra de Deus para a sua vida, provisão geral.
4. ROUPAS: Veste espiritual (IS 61:3 – louvor), sacerdotal (ZC 3: 1-5 –autoridade, oração e ministério) e humildade (1 PE 5: 5).
Satanás rouba a tua vida espiritual, levando você a desobedecer a Deus, falar contra Deus, a questionar a Deus. Quando somos roubados e sofremos percas, somos atingidos emocionalmente e aí baixamos a guarda. Esse é o objetivo de satanás, ficamos tristes, abalados, desanimados e nervosos. Ele consegue roubar a alegria, ânimo, esperança, paz e até a integridade.
LV 25: 10 – Jesus é o nosso jubileu (libertação e resgate). Liberdade aos que tinham se tornados escravos e devolução de terras aos antigos donos.
2 Rs 8: 3-6 – Os bens dessa mulher foram restituídos pelo rei.
É o Rei dos Reis que vai te restituir o que te pertence, não importa o quanto tempo te foi tomado, mas você receberá a devolução! É tempo de restituição para a tua vida, creia nisso, em nome de Jesus.

PARA QUE VOCÊ TENHA RESTITUIÇÃO...
I - SE FORTALEÇA NO SENHOR
1.1 - Lembrando promessas de Deus: "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança." (Lm 3:21)
1.2 - Orando: "Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças." (Fp 4:6)
1.3 - Se enchendo do Espírito Santo: "... fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder." (Efésios 6:10)

II - CONSULTE AO SENHOR
Deus lhe dará as estratégias e a orientação do momento certo de agir "O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR." (Provérbios 16:1)
III - OBEDEÇA AO SENHOR
Decida obedecer a Deus em toda a Sua vontade e não demore em fazê-lo.
"Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem." (Salmos 128:1-2) "Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra." (Isaías 1:19)
IV - PERSEVERE NA CAMINHADA
A persistência é o segredo da conquista.
"Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa." (Hebreus 10:36)
V - ACEITE AJUDA
Abandone o orgulho, porque Deus usará pessoas para lhe ajudar.
"Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão." (Provérbios 17:17)
"O solitário busca o seu próprio interesse e insurge-se contra a verdadeira sabedoria." (Pv 18:1)
VI - FAÇA A SUA PARTE
Deus não fará o que é para você fazer. Estude, trabalhe, se esforce. Faça o que for possível, pois o impossível Deus o fará. "Não to mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo, por onde quer que andares." (Josué 1:9). E repetiu Deus "esforça-te" também nos versículos: 6, 7 e 18.
VII - SEJA GENEROSO
O egoísta não terá nenhuma ajuda de Deus. Proponha desde já compartilhar as bênçãos que receber. "A alma generosa prosperará, o que regar também será regado." (Provérbios 11:25).
VIII - DÊ SEMPRE GLÓRIA A DEUS
Deus não divide sua glória com ninguém. Jamais esqueça que ainda que você estude, trabalhe, se esforce, Deus é quem lhe capacita para tudo isto. "Ora, a nosso Deus e Pai seja dada glória para todo o sempre. Amém!" (Filipenses 4:20).
"Porque dele, e por ele, e para ele são todas as  coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém!" (Romanos 11:36)

Raquel Cadais