2018-05-23 - O poder da gratidão

18. 05. 23
Acessos: 1295

O ato de ser grato é uma das armas mais poderosas disponíveis para o crente nascido de novo. A ação de graças é literalmente uma força espiritual que carrega em si, o poder de mudar atmosferas, ambientes e circunstâncias manifestando o sobrenatural de Deus.

A Bíblia nos instrui a sermos gratos em tudo.

“Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” (I Tessalonicenses 5:18)

  • Isto não significa que seja da vontade de Deus passarmos por todo tipo de circunstâncias ruins e problemas na vida, mas significa que mesmo à face de tudo isso, devemos ser sempre gratos a Ele.
  • A vontade de Deus é que desenvolvamos um coração de gratidão independente do que esteja acontecendo exteriormente conosco.
  • É muito fácil ver pessoas insatisfeitas, ingratas e amarguradas porque algumas coisas não estão saindo conforme o que elas esperavam.
  • Mas se aprendermos a ser gratos em todas as coisas, inclusive nas pequenas coisas, a gratidão em nosso coração fará com que a graça de Deus se manifeste em nossa vida.
  • Paulo aprendeu a ser grato, mesmo quando as coisas não pareciam favoráveis a ele.

“Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece”(Fl 4:11-13)

  • Aprender a viver contente não significa que você vai parar de buscar o que é melhor, não significa que você não vai mais avançar para alvos maiores.
  • Apenas significa que enquanto o melhor e o maior não chegam, você é grato por aquilo que você tem, por aquilo que Deus faz chegar à suas mãos.
  • E é nessa posição de gratidão que a força e a graça de Deus se manifestam. Paulo pôde confiadamente dizer: “Eu posso todas coisas naquele que me fortalece”.
  • Eu creio que de um coração que exala gratidão, se ativa no reino espiritual a força e a graça de Deus para vencer no tempo da crise.
  • Paulo aprendeu e desenvolveu um coração tão grato a ponto de permanecer feliz em toda e qualquer situação, mesmo quando tudo parecia contrário.
  • Ele não dependia das coisas naturais ao seu redor para ser feliz, para ser grato.
  • Quando expressamos gratidão a Deus inclusive no tempo da adversidade, estamos deixando o egoísmo de lado, estamos deixando de dar prioridade para nosso problema, confundindo assim o nosso inimigo. E estamos dando glória Àquele que verdadeiramente pode nos conduzir em triunfo.

“O que me oferece sacrifício de ações de graças, esse me glorificará(Sl 50:23)

  • A gratidão ativa a provisão sobrenatural. Vemos Jesus neste texto Bíblico abaixo alimentando mais de quatro mil pessoas com apenas sete pães e alguns peixes.

“Tomou os sete pães e os peixes, e, dando graças, partiu, e deu aos discípulos, e estes, ao povo. Todos comeram e se fartaram; e, do que sobejou, recolheram sete cestos cheios. Ora, os que comeram eram quatro mil homens, além de mulheres e crianças.”(Mt 15:36)

  • Note que Jesus não reclamou daquilo que Ele não tinha. Naturalmente falando, Ele não tinha o suficiente para alimentar mais de quatro mil pessoas reunidas naquele dia. Sete pães e alguns peixes não seria suficiente para alimentar todo aquele povo.
  • Mas ele foi grato pelo que tinha, por aquilo que Deus fez chegar às suas mãos.
  • Em Mateus 14:19, em outro relato de uma situação parecida, a Bíblia diz que Jesus pegou os pães e peixes e ergueu os olhos para o céu e os abençoou. Isto nos diz que Jesus olhou para o alto, para onde sua provisão estava, ele abençoou o que tinha e mesmo sendo pouco, se tornou mais do que suficiente por causa de um coração grato.
  • A provisão sobrenatural e os milagres são gerados quando existe gratidão.
  • Você está pronto para mudar o seu ambiente manifestando a sobrenatural de Deus através da sua gratidão? Nunca é tarde para começar. Viva e desfrute toda a provisão e manifestação de Deus ativados pela gratidão do seu coração.

 

Pr. Eriaerte