2019-04-02 - AS VERDADES DA ORAÇÃO

19. 04. 07
Acessos: 2031

Mateus 6:5-8

E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.
E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos.
Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.

Nessa declaração do Senhor Jesus, nós vemos o destaque que Ele dá em não vivermos uma vida de aparência, a não falarmos as coisas, simplesmente por teatro ou performance. A Bíblia classifica esse tipo de coisa, como hipocrisia.

Alguém que ora a Deus para ser visto pelos homens, na verdade, não está orando a Deus, mas está usando aquele momento que deveria ser de oração, como um meio de promoção, mas o Senhor Jesus além de falar para não fazer algo buscando essa visibilidade, Ele nos fala, na verdade, de fazer algo voltado para o Pai, com a única intenção de agradar o coração do Pai, com a única intenção de ser visto pelo Pai.

Quando Jesus faz a seguinte afirmação, no versículo 7: “E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos. ” Entenda que oração deve ser um diálogo, ela deve ser uma conversa espontânea.

Quando Jesus ensina a respeito da oração do Pai Nosso, nós entendemos que isso não era uma fórmula para ser repetida.

Quando Jesus fala das repetições, ele fala de um padrão de oração que os pagãos tinham, de simplesmente ficar repetindo as mesmas falas prontas. Nós entendemos que a oração não é a repetição de nenhuma fórmula pronta, mesmo quando Jesus está ensinado os seus discípulos como orar, Ele não estava pedindo que simplesmente repetissem o que Ele falava, senão incorreria na mesma coisa que Ele mesmo condenou, que são essas repetições dos gentios. Jesus está nos dando os trilhos de como devemos orar.

Voltando para os gentios, presumem ao que muito falar, seriam ouvidos e alguns acreditavam que precisavam ficar repetindo muito, as mesmas coisas, porque por muito falar que seriam ouvidos.    

Não podemos confundir em achar que seremos ouvidos pelo muito falar, com achar que tem que orar pouco e falar pouco, na verdade a Bíblia está dizendo que não é o muito falar que nos faz ser ouvidos.            

Nós precisamos entender que o acesso a Deus Pai é por meio do nome de Jesus e é por isso Jesus disse lá em João 16:23,24 “E naquele dia nada me perguntareis. Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar. Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo se cumpra. ”

Jesus disse: vocês vão pedir em Meu Nome, vocês vão agir sobre procuração Minha, vocês vão se aproximar de Deus em Meu Nome, como Meus representantes, vocês vão usar o acesso que Eu estou providenciando a vocês pela obra da cruz, pela obra de reconciliação, pela reconexão de vocês para com Deus. O que nos fará ser ouvidos é o nome de Jesus. A Bíblia diz, lá em 1º Timóteo 2:5            que á um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus. Não há nenhum elo de ligação do homem com Deus não ser a obra de Jesus, na cruz

É por meio de Jesus que nós temos acesso ao Pai e por isso que devemos orar em nome D’Ele, e somente no nome D’Ele. Embora o acesso seja o nome de Jesus, embora o muito falar não nos faça merecedores de nada, porque Deus nos ama, Deus deseja nos atender, Deus deseja intervir na nossa vida. Jesus está dizendo para que a nossa alegria seja completa. Ele está dizendo: Eu me importo com aquelas coisas que podem ser pequenas para você, elas são importantes para mim.

Nós precisamos acreditar no amor e disposição de Deus em nos atender, mas embora nos ame, nós precisamos também entender que o acesso ao Deus que nos ama para ir com nossa petição e para voltar recebendo por meio da fé, e o nome de Jesus.

A oração, na verdade se torna uma avenida através da qual eu expresso fé, cada vez que eu me dirijo a Deus, não apenas informando uma necessidade, mas reconhecendo que a despeito da minha necessidade, eu vejo nela a minha fonte de provisão, eu creio que Ele tem recursos e o poder para estabelecer a intervenção.

Além da conexão do nome de Jesus que nos dá acesso, eu crio uma ponte de fé através da qual aquilo que Deus planejou, preparou e provisionou para mim, no reino espiritual, possa ter acesso e entrada na minha vida.

 Nós precisamos entender as verdades da oração, se queremos nos dedicar a ela.