2018-06-20 - Mantendo a chama acesa

18. 06. 20
Acessos: 1850

“... Sede fervorosos de espírito...” (Rm 12:11)

 

   Nestes dias o Senhor tem movido os nossos corações a uma intensidade em Sua Presença, como há muito tempo não experimentávamos como igreja. Em Romanos 12:11, o apóstolo Paulo nos aconselha a manter esse fervor - “...Sede fervorosos de espírito...”.  Se buscarmos o significado da palavra fervor quer dizer: desejo muito intenso; entusiasmo; paixão. É por isso que, não podemos permitir que a chama do Espírito se apague, que percamos o calor dessa chama, pois o Senhor deseja que sejamos fervorosos e intensos, entusiasmados em nosso relacionamento com Ele. Nesse sentido, precisamos nos empenhar ao máximo para que a chama do Espírito Santo nos mantenha aquecidos. 

            O diabo sempre estará trabalhando para tentar esfriar essa chama, sem medir esforços para isso e no livro de apocalipse 3:16-19, Jesus aconselha à igreja de Laodiceia, por nem serem frios nem quentes.

“Assim porque tu és morno, e nem és frio nem quente, estou para te vomitar da minha boca.

Visto que dizes: Rico sou e estou enriquecido e de nada tenho falta, e não sabes que tu és o coitado, miserável, e pobre, e cego e nu, eu te aconselho que de mim compres ouro refinado no fogo para te enriqueceres, vestes brancas para te cobrires e para que a vergonha da tua nudez não seja manifesta, e também colírio para ungires os olhos a fim de que vejas.

A quantos eu amo, repreendo e castigo; sê, pois, zeloso e arrepende-te.”

      Antes de haverem aceitado a fé, eram frios. Ao receberem a Jesus, haviam se tornado quentes e fervorosos. Agora, porém, encontravam-se num perigoso estado intermediário, nem quente e nem frio. Não estavam mais desejosos de corresponder ao movimento do Espírito, nem estavam frios o suficiente para perceber quão grandes eram suas necessidades. Além de nada fazerem à obra de Deus, não respondiam ao seu chamado ao arrependimento. Por isso, Jesus deseja que fossem frios ou quentes, pois, assim, poderia fazer alguma coisa por eles.  Ser um cristão morno é o pior estado que se estabelece na vida de alguém que um dia teve um encontro pessoal e verdadeiro com Cristo e isso causa grande desgosto ao Senhor Jesus.

            Como podemos então nos manter aquecidos pelo fogo do Espírito?

  • Mantendo-se constantemente na Presença de Deus– para mantermos essa chama acesa é preciso manter em contato com a sua fonte original de calor, que é a presença de Deus. É Ele que nos incendeia! Portanto, não pare de buscar a Deus, não saia da sua presença, cultive uma vida abundante de oração, adoração e leitura da Palavra.         
  • Participe ativamente das atividades da igreja – No livro de Atos 1:12-14; 2:1-4 fala sobre o grande dia de Pentecostes que terminou com cento e vinte crentes incendiados, ardentes como labaredas de fogo! Mas, como é que isso se manteve? Eles permaneceram unânimes, juntos em oração. Todas aquelas pessoas estavam sedentas da presença de Deus e demonstraram isso mantendo-se unidas e buscando ao Pai. Por isso houve aquele grande incêndio espiritual que chamou a atenção de toda Jerusalém. É interessante notar que somente os discípulos que permanecerem juntos, foram cheios do fogo de Deus. Os que se dispersaram, não! 
  • Não apague o Espírito -I Tessalonicenses 5:19 - Quando nos abrimos para a Presença de Deus e permitimos que Ele se tornasse o Senhor das nossas vidas, uma chama do primeiro amor ardeu em nossos corações. Essa presença deve ser cultivada e respeitada por nós, através de uma vida consagrada.
  • Deixe de lado tudo aquilo que traz frieza em tua vida- Frieza espiritual é um grande perigo, e o motivo desse mal foi ensinado por Jesus “Por se multiplicar a iniquidade o amor de muitos esfriará”. A frieza espiritual acontece quando damos lugar ao pecado em nossos corações. A frieza é causada pela excessiva preocupação com as coisas materiais; a frieza espiritual é causada por desprezarmos a comunhão com Deus.  Quando permitimos estas coisas em nossas vidas, o que colhemos é frieza e morte.

            Portanto, oremos e clamemos ao Pai para que possamos manter as nossas chamas acessas. Agindo assim, no dia final ouviremos de Cristo o que está escrito em Apocalipse 3:21 “Ao vencedor darei o direito de sentar-se comigo em meu trono, assim também como eu venci, e me sentei com meu Pai no seu Trono”.

 

RECADOS DA SEMANA

 

  • Culto de Quinta às 20h (discipulado para os líderes, logo após o culto);
  • Rede de Jovens (Sábado às 19h30);
  • Culto da família (Domingo às 17h e 19h30);
  • Ofertas das cadeiras ( Estão sendo parceladas – procurar Pr. Daniel);
  • Recal (ônibus para Araçatuba – passagem no valor de R$240,00 mais R$20,00 de taxa de inscrição);
  • Trazer ofertas de cestas básica, roupas e brinquedos para a Missão Nordeste.