2019-04-30 - APRENDENDO A GUERREAR

19. 04. 30
Acessos: 2163

2 Crônicas 20:1-4, 13-17

 

Depois disso, os moabitas e os amonitas, com alguns dos meunitas, entraram em guerra contra Josafá.
Então informaram a Josafá: "Um exército enorme vem contra ti de Edom, do outro lado do mar Morto. Já está em Hazazom-Tamar, isto é, En-Gedi”. Alarmado, Josafá decidiu consultar o Senhor e proclamou um jejum em todo o reino de Judá.
Reuniu-se, pois, o povo, vindo de todas as cidades de Judá para buscar a ajuda do Senhor.
13 E todo o Judá estava em pé perante o Senhor, como também as suas crianças, as suas mulheres, e os seus filhos.
Então veio o Espírito do Senhor, no meio da congregação, sobre Jaaziel, filho de Zacarias, filho de Benaia, filho de Jeiel, filho de Matanias, levita, dos filhos de Asafe,
E disse: Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Jeosafá; assim o Senhor vos diz: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão; pois a peleja não é vossa, mas de Deus.
Amanhã descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz, e os achareis no fim do vale, diante do deserto de Jeruel.
Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados, e vede a salvação do Senhor para convosco, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o Senhor será convosco.

Um exército muito grande se levantou contra Josafá e por isso ele temeu. Sua atitude quando teve medo foi buscar a Deus. Ele se colocou em oração e convocou todo o povo para orar e jejuar com ele. E enquanto cultuavam a Deus, a palavra de vitória do Senhor veio ao povo! Podemos aprender lições preciosas nessa história:

 

  • Não se assuste com notícias ruins. Não se assuste com a proximidade do inimigo – 2 Cr. 20:1-4

A dificuldade muitas vezes é o passo inicial para uma grande vitória. As provações nos preparam para ser vencedor. As vezes achamos que está mais difícil do que podemos suportar. Achamos que já passamos tempo demais na provação, mas precisamos ter a certeza de que Deus tem o controle de todas as coisas e que na hora certa, Ele nos dará vitória sobre toda dificuldade.

  • Quando o medo vier procure abrigo no lugar certo – 2 Cr. 20:3

Quando vem a dificuldade muitas pessoas tomam a postura errada. O que nós devemos fazer quando estivermos amedrontados ou inseguros é buscar a Deus. Foi isso que Josafá fez quando temeu. Uma criança quando tem medo, o lugar mais seguro que ela encontra é no colo de seus pais.  Nós também precisamos buscar o colo do nosso pai celestial.

Josafá convocou o povo para orar e jejuar. Isso nos fala sobre nos associar com as pessoas certas. A palavra nos fala que “na multidão de conselhos há sabedoria”. Isso significa que quando temos vários conselhos, podemos escolher aqueles que estão de acordo com a palavra de Deus, que nos parecem mais seguros e acertados. Nos associar com pessoas equilibradas.

 

 

 

 

  • Leve a sério o culto do Senhor

Naquele ajuntamento estava o rei Josafá, os comandantes do exército e outras autoridades, mas a palavra de Deus veio a um levita. Por isso, devemos levar a sério o culto ao Senhor. Em meio aos louvores, à palavra e a todo o culto que prestamos a Deus, coisas sobrenaturais acontecem. Enquanto aquele povo cultuava a Deus, o Senhor liberou uma palavra que mudou a sua história.

 

  • Exercite sua fé – 2 Cr. 20:18

O levita liberou a palavra de Deus e o povo creu. Josafá se ajoelhou e encostou seu rosto no chão. Enquanto isso o inimigo continuava a marchar ao encontro do povo de Israel. Mas o povo atendeu à voz do Senhor, continuou a orar e creu na palavra do Senhor.

 

  • Quando estamos na dependência de Deus ele luta por nós – 2 Cr. 20:21-25

Se estivermos na dependência de Deus como Josafá estava, se estivermos agindo corretamente diante de Deus, Ele se levantará por nós e dirá: essa luta é minha! O louvor tem o poder de mudar as circunstâncias ao nosso redor, de libertar, de colocar o exército de Deus vivo em formação esperando o que nós vamos decretar e profetizar nessa terra.

Em Atos 16, encontramos a história de quando Paulo e Silas foram presos e apanharam porque anunciavam a palavra de Deus.  Lá na prisão, eles começaram a orar e louvar ao Senhor e houve um terremoto na terra e as cadeias se romperam. Eles foram libertos pelo poder de Deus.