2019-02-06 - Desafio de Viver a Unidade

19. 02. 07
Acessos: 8876

“Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer. ” 1 Coríntios 1:10

  • Não podemos negar que a proposta de viver em unidade se torna um grande desafio para as pessoas, embora haja as diferenças nas personalidades totalmente distintas entre os homens, o que, por muitas vezes, gera múltiplos conflitos, ameaçando a comunhão humana e estabelecendo a distância entre as pessoas. Olhando a partir desta verdade, precisamos, como irmãos que professam a mesma fé, nos moldar aos princípios de Cristo que nos ensina como viver em unidade, o que nos faz mais fortes, nos levando, assim, a dar para o mundo um testemunho eficaz da nossa fé n’Ele. Através da unidade da igreja, nosso testemunho impactará o mundo e todos verão a vida de Deus expressada em nós.

“1 Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, 2 Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, 3 Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. 4 Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; 5 Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; 6 Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós. ” Efésios 4:1-6

“Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo. ” Efésios 4:13

  • A unidade é o requisito básico para a edificação da igreja – o Corpo de Cristo. No texto acima, o apóstolo Paulo usa a expressão “rogo a todos vocês”.Rogar é muito mais que pedir simplesmente: é implorar com veemência e constância.
  • O apelo de Paulo revela a sua preocupação em preservar o Corpo de Cristo – a igreja, através da unidade dos seus membros. Fomos chamados para representar nosso Deus de amor. Se verdadeiramente cremos no Senhor, precisamos viver de tal maneira que o Seu nome seja honrado em nós e a forma de vivermos dignamente no Corpo de Cristo é andar na unidade da fé e preservá-la. Assim nos diz a Bíblia: “Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz” (Ef3).A Palavra de Deus nos ensina que “há um só Corpo e um só Espírito, um só Senhor, uma só fé, um só batismo” e para alcançarmos a unidade da fé precisamos ser um só no Senhor (Ef 4.4-6).
  • Quando anda na unidade da fé, a igreja vive protegida contra as investidas do inimigo. Não vive na unidade da fé aquele que não tem nenhum compromisso com a igreja e o ministério, andando sem a cobertura de uma liderança. Quando se vive assim é fácil ser enganado. 

 

PASSOS PARA VIVER EM UNIDADE

  • HUMILDADE - Precisamos ter a capacidade de sabermos o conceito que temos de nós mesmos. Uma pessoa humilde sabe reconhecer as suas falhas e não possui prepotência e arrogância em sua maneira de viver.
  • MANSIDÃO - Ter brandura no falar. Quem é manso, fala de maneira correta e sem ofender as pessoas no momento em que se resolve alguma questão. É ter controle de uma situação quando todos estão nervosos. É saber controlar a ira e ficar calado no momento em que é preciso só ouvir.
  • AMOR - Viver a unidade em amor é o esforço mais nobre para manter uma igreja saudável e atrair pessoas para Cristo. Quem ama vive a dimensão do perdão. Quem ama suporta, compreende e vive em perfeita comunhão com os outros.

Nada deve quebrar a nossa união. A comunhão é gerada a partir de uma vida em unidade. Todo esforço para viver em unidade é nobre e glorifica o nome do Senhor. Viver em unidade significa, também, evidenciar uma vida de intimidade com Deus. “A intimidade do Senhor é para os que o temem aos quais ele dará a conhecer a sua aliança” (Salmos 25:14).