2019-01-30 - Conformados ou transformados?

19. 02. 01
Acessos: 3250

"Não vos conformeis com este mundo" (Romanos 12:2a). Quantos de nós realmente temos ouvido essas palavras repetidas vezes. Mas nós sabemos realmente o que elas significam? Todos nós precisamos prestar atenção ao lermos a Palavra. Superficial - é muitas vezes a nossa leitura da Bíblia – e assim ela não sute nenhum efeito em nós.

"Não vos conformeis com este mundo" - a palavra grega traduzida como "conformado" aqui significa: co-moldado, co-formado. O que a Palavra está nos dizendo aqui é: não tenha o mesmo contorno, a mesma forma, co-formado, com este mundo. Irmãos e irmãs, somos diferentes. Um cristão é diferente! Nós não pertencemos a este mundo. E ainda, muitos de nós, não podem deixar de ouvir a notícia, de se preocupar com o que este mundo se, fazendo o que faz este mundo, falando sobre o que este mundo fala. Agora se pensarmos, ouvirmos, falarmos e fizermos o que este mundo pensa, ouve, fala e faz, em seguida, adivinhem? Seremos co-moldados, co-formados com este mundo. E enquanto o mundo e suas preocupações e "alegrias" ocupar a sua vida, tenha certeza de uma coisa: você não vai crescer em Cristo.

"mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:2b)

Em vez de se conformar com o mundo devemos ser transformados. Agora, ser transformado significa mudar de forma, tornar-se uma forma diferente, um contorno diferente. Qual deve ser a nossa nova forma, então? A resposta é simples: Cristo. Como Paulo diz em Gálatas 4:19 “Meus filhinhos, por quem eu sofro trabalhos de parto, até que Cristo seja FORMADO em vós"

Veja esta palavra: FORMADO! Cristo, que vive em nós, é a nossa nova forma! E como Colossenses 3:2 nos diz:

"Pensai nas coisas do alto, NÃO nas coisas da terra."

Poderia ser mais claro? Transformação é feita pela renovação da mente, e cabe a nós, definirmos onde vamos focar nossa mente daqui em diante, com apenas duas opções: as coisas terrenas e as coisas de cima. A primeira opção fará de você um pigmeu espiritual, um cristão renascido, que é apenas um bebê que nunca cresce espiritualmente, por escolha, isto é, a escolha de você optar por não crescer, apesar de todo o potencial que é chamado “CRISTO” e está em você. A segunda opção significa crescimento espiritual, Cristo formado em vós, íntima comunhão com o Deus vivo, a quem você já provou e sabe o quão bom é. E como Pedro 2:2 nos diz: "como recém-nascidos, desejai sinceramente o leite puro da palavra, para que você possa crescer."

Crescimento vem através da Palavra de Deus. Você precisa da Palavra, a fim de crescer. E mais uma vez como o Senhor diz em João 8:32 "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará."

Que verdade?

Cristo falando com Deus, disse: "Santifica-os na verdade. Sua palavra é a verdade”.

A verdade, a Palavra de Deus, nos tornará livres. Temos que buscar esta verdade, colocar nossa mente em Cristo. O que escolheremos? Conformar com este mundo ou sermos transformados pela renovação da nossa mente? Sabendo que para renovar a nossa mente devemos focar nas coisas do alto e não nas coisas desta terra, ao alimentá-la com a Palavra de Deus.