Imprimir

2018-09-20 - Mantenha sua esperança em Deus

18. 09. 20
Acessos: 1126

Na mesma hora o rei disse: Esta desgraça vem do Senhor. Por que devo ainda ter esperança no Senhor? (II Reis 6.33)

A vida é uma dádiva de Deus e o pior modo de se viver é optando por desrespeitar os Princípios estabelecidos pelo Criador. Em II Reis 6.24 em diante, temos o relato de uma situação extremamente desesperadora na qual uma cidade inteira, Samaria, se encontrava. Estavam em guerra e o exército da Síria cercara Samaria por muitos dias. Ninguém entrava, nenhum alimento podia ser transportado para a cidade. A estratégia dos sírios era levar Samaria a render-se pelo sofrimento.

Lendo a partir do versículo 24, temos ideia do nível de desespero. Uma “cabeça de jumento” custava uma fortuna. Somente pessoas desesperadas de fome pagariam uma fortuna por algo assim. A falta de combustível fazia com que até o esterco de pombas fosse precioso (v. 25). Mas o extremo do desespero é narrado nos versos 28 e 29 – pessoas chegaram ao absurdo da prática do canibalismo.

Neste contexto desesperador, o rei foi quem emitiu a pergunta: Por que devo ter ainda esperança no Senhor? (v. 33). Ele fez esta pergunta na casa do profeta Eliseu. O detalhe é que este rei, como os demais reis de Israel, eram idólatras e infiéis. 

Não ponha na conta de Deus os resultados de suas ações desastrosas

Quando o rei de Israel deparou-se com o extremo da degradação em sua cidade, culpou o profeta Eliseu! (v 31). Inclusive jurou que arrancaria a cabeça do profeta! No verso 33, o mesmo afirmou: “Esta desgraça vem do Senhor...”.

As pessoas desobedientes a Deus costumam fazer o que aquele rei fez. Fazem suas escolhas erradas, insistem no erro e, quando colhem calamidade, culpam a Deus. O Senhor já avisara muito tempo antes que a vida e a morte estavam para serem escolhidas pelo próprio povo (Dt 30.11ss). 

Em Dt 30.15-16, o Senhor disse: Vejam que hoje ponho diante de vocês vida e prosperidade, ou morte e destruição. Pois hoje lhes ordeno que amem o Senhor, o seu Deus, andem nos seus caminhos e guardem os seus mandamentos, decretos e ordenanças; então vocês terão vida e aumentarão em número... Nos tempos do profeta Eliseu o povo escolhera, infelizmente, a morte.

Vale a pena esperar em Deus porque somente Ele tem poder infinito.   

Diante da colocação do rei de Israel, o profeta emitiu uma Palavra de Deus: Assim diz o Senhor: Amanhã, por volta desta hora, na porta de Samaria, tanto uma medida de farinha como duas medidas de cevada serão vendidas por uma peça de prata. (II Reis 7.1). Ou seja, para mostrar para Israel e também para todos nós que vale sim a pena manter a esperança em Deus, o Senhor prometeu que tudo mudaria em Samaria em apenas vinte e quatro horas. 

A promessa: comida estaria sendo oferecida nas portas da cidade (isto quer dizer que o longo cerco seria encerrado) e que uma medida de farinha ou duas de cevada custaria 1/5 do que era cobrado por uma xícara de esterco de pomba. Seria muita transformação. Do tipo que somente o nosso Deus pode efetuar. E o capítulo 7 de II Reis narra exatamente como aconteceu. O nosso Deus é todo poderoso.

ESPERE NO DEUS VIVO. Em Hb 10.23, a Bíblia manda que nos apeguemos com firmeza na esperança que temos no nosso Deus, pois Ele é fiel. Fiel e verdadeiro. Esperamos em Deus porque Ele é poderoso para fazer infinitamente além do que pedimos ou pensamos (Ef 3.20). 

Jó é um exemplo na Bíblia de alguém que esperou em Deus. Recebeu conselhos, até da própria esposa, para que desistisse de manter-se esperançoso. Em Jó 19.25, ele afirma: Eu sei que o meu Redentor vive, e que no fim se levantará sobre a terra. Apesar de ter vivido cerca de dois mil anos antes de Cristo, Jó profetizou sobre Jesus ser o nosso Redentor.

Jesus foi o combustível para manter a esperança de Jó. Também Ele é o combustível para que você tenha sua esperança renovada. Busque a Deus. Confie e espere nEle.